O grupo

  • Screen Shot 2015-05-15 at 12.16.38

Ricardo Dias Ensemble é o primeiro trabalho que, em muitos anos, propõe a interpretação de Fados e Canções de Coimbra com uma base instrumental constituída por consagrados nomes da cena musical Portuguesa, e com uma atitude renovadora. Partem de experiências musicais bastante diversas, mas partilham um projeto comum: renovar o fado e a Canção de Coimbra. Recusando obedecer à tradição, experimentam outras sonoridades, introduzem novos instrumentos e apostam na leveza e na sensualidade de um género musical tão enraizado na cultura portuguesa.

Atualmente possuem um trabalho discográfico que está distribuído internacionalmente. Em Janeiro de 2015 Ricardo Dias Ensemble foi um dos dois grupos portugueses a ser nomeado para a categoria de “melhor grupo” para o galardão mundial dos Songlines Music Awards 2015.

O Ricardo Dias Ensemble  renova e reinventa o Fado/Canção de Coimbra, partindo das fontes musicais do Fado de Coimbra e das trovas dos estudantes. E experimentar novas sonoridades que deem destaque aos temas poéticos e musicais que caracterizam o fado coimbrão. Formam este Ensemble de solistas com experiências musicais muito diversas dois músicos com o mesmo nome mas que tocam instrumentos diferentes, Ricardo J. Dias (piano e acordeão) e Ricardo Dias (guitarra de Coimbra); Bernardo Moreira (contrabaixo), Ni Ferreirinha (guitarra clássica) e José Vilhena (voz) que contribuem para o inovador resultado conseguido ao vivo e em gravações.”

Domingos Morais (musicólogo, etnólogo e crítico)